segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Exposição de fotografias tácteis inserida no projecto de cooperação cultural entre a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) e a Consejeria de Cultura y Turismo de Castilla y León, financiado pelo INTERREG IIIA e denominado “Fronteiras Imaginárias”, com o acrónimo FRONIMA, tem como objectivo fomentar um maior conhecimento e cooperação de ambas as regiões e reforçar as dinâmicas culturais transfronteiriças, intensificando as relações e criando vínculos entre as populações através do teatro, a música, a dança, a literatura e as artes plásticas, como formas de expressão das artes em geral. Para além de recuperar e revitalizar o património vivo, artístico e cultural, associando estratégias de identificação e valorização de afinidades de um passado comum.

Tem, ainda, como objectivo final a criação de novos públicos em localidades menos favorecidas e promover as artes, não só nos dois territórios, mas também para além das nossas fronteiras.

A mostra está divida em duas séries; uma de interpretação objectiva com uma abordagem arquitectónica e paisagística, outra de conteúdo mais abstracto e onde os princípios da ilusão óptica estão presentes. Estas últimas fotografias foram tiradas a momentos específicos de movimentos e trabalhadas em software específico, proporcionando padrões gráficos que parecem tocar no nosso olhar.

As fotografias foram impressas em papel ZY-TEX 2, numa impressora ZY-FUSE, produzindo relevo nas formas fotográficas e conteúdo das imagens. A espessura desses relevos depende da intensidade da luz impressa, o preto corresponde à densidade máxima e o branco ausência de relevo. Entre os seus intervalos, na escala de cinzas, os relevos adquirem densidades diferentes.